Social Network Badges

O uso inteligente de energia elétrica

Economizar faz bem para o nosso bolso e principalmente para o planeta já tão escasso de recursos naturais e energéticos. No dia-a-dia podemos mudar hábitos em nossa casa, empresa, na escola e fazer com que nossos filhos tenham novos hábitos economizando energia.  Algumas ideias bem simples podem nos ajudar.

O maior consumo de energia elétrica no Brasil é entre as 18h às 21h, faça o possível para não usar aparelhos elétricos nesse horário.

O modo stand-by dos aparelhos consome energia também, muita atenção. O mais indicado é desliga-los direto da tomada.

Já observou o selo Procel nos eletrônicos, pois então, ele indica ao consumidor os modelos que gastam menos energia. Faça essa opção inteligente.

Evite ligar vários aparelhos na mesma tomada, o gasto de energia é maior e pode ocorrer inclusive um incêndio pela sobrecarga de eletricidade.

Aquecedores solares são uma maneira inteligente de baixar a conta de energia e preservar o meio ambiente.

Use o ar condicionado somente quando muito necessário e nunca esqueça de verificar se janelas e portas estão  fechados.Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas.

Aproveite a luz solar o máximo possível, abra bem as cortinas e persianas e aproveite a luz natural do dia. Lembre-se que as lâmpadas fluorescentes são melhores e mais econômicas do que as comum.

Televisão ligada somente quando alguém estiver assistindo. Antes de dormir, use o recurso que desliga o aparelho depois de um tempo determinado. Faça o mesmo com computadores, carregadores, impressoras e demais aparelhos, apenas mantenha ligado durante o uso, após, retire todos da tomada.

Banhos rápidos podem diminuir bastante o valor da conta de luz. Preste atenção nisso.

A porta da geladeira ou do freezer deve ser aberta somente quando houver necessidade.  Não seque roupas ou calçados atrás da geladeira.

últimas notícias

Email
Print