Social Network Badges

Engenheiro de segurança do trabalho: sua empresa pode precisar de um

 As inúmeras exigências do Ministério do Trabalho   para as empresas nos quesitos de bem estar e segurança dos funcionários abriu espaço para  uma profissão relativamente nova, a de engenheiro de segurança do trabalho.

Este é o profissional capacitado para prevenir riscos à saúde e a  vida do trabalhador. Danos físicos e psicológicos podem ser previamente analisados pelo engenheiro.

As atribuições para este profissional são muitas, entre elas: administrar e fiscalizar a segurança no meio industrial, organizar programas de prevenção de acidentes, elaborar planos de prevenção de riscos ambientais, fazer inspeções e emitir laudos técnicos, além de assessorar empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador.

Este profissional está apto a analisar as atividades do dia-a-dia dos funcionários de uma empresa, orientando os diretores quanto ao cumprimento das normas de segurança vigentes. Mas, além de trabalhar dentro de uma indústria, por exemplo, ele pode optar pelas consultorias e assim, ter mais autonomia.

Um engenheiro graduado nesta área recebe em média R$ 3.500,00 de salário mensal  e o curso tem em média quatro anos e pode atuar tanto na área de planos de  segurança para empresas privadas e instituições públicas. O profissional ainda pode incorporar tecnologia ao se trabalho criando equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos das empresas. Os profissionais de outras áreas da engenharia, podem também fazer especialização na área de segurança do trabalho.

 

últimas notícias

Email
Print