Social Network Badges

Telhado impermeabilizado: um investimento indispensável

Moderno ou tradicional, de telhas ou de chapas metálicas, comercial ou industrial, não importa o tipo, mas sim a qualidade do telhado. Em algumas casas eles são dignos de admiração e transformam totalmente o visual. Os arquitetos têm o telhado como aliado nos projetos, dando a eles as formas mais variadas e inusitadas.

Mas a função é muito mais do que embelezar e dar imponência a uma residência. A cobertura precisa ser eficaz e a  dimensão deve ser perfeita. Afinal há o período da seca onde a  carga é mínima, porém no período de chuvas as telhas absorvem água, tornando a cobertura mais pesada. Tesouras, terças, caibros, ripas e outras peças na maioria das vezes são de madeira, que deve ser tratada contra cupim e com impermeabilizante protetor para evitar o apodrecimento. E não se esqueça de usar somente madeira certificada.

A cobertura também deve ser resistente, inalterável quanto à forma e ao peso, leve, de secagem rápida, de fácil colocação, de longa duração, custo econômico, fácil manutenção, deve ainda suportar as dilatações e contrações e ter bom escoamento.

Calhas metálicas devem ser tratadas com solução asfáltica para evitar oxidação. Calhas e rufos devem estar perfeitamente aderidos e para tanto recomenda-se o uso de selantes. As superfícies devem estar limpas, secas, isentas de pó e óleo.

A exemplo dos projetos estruturais, arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e de paisagismo, entre outros, tanto numa obra residencial, comercial e industrial, a impermeabilização também deve ter um projeto específico que detalhe os produtos e a forma de execução das técnicas. Este cuidado pode fazer toda a diferença na obra, afinal, água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, as ferragens, a alvenaria e os revestimentos. Para isso é muito importante contratar um profissional competente e registrado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Impermeabilização /www.ibibrasil.org.br

últimas notícias

Email
Print